terça-feira, 3 de novembro de 2020

Projeto de Iniciação cientifica - o referencial teórico


Salve Gurizada, chegamos agora na penúltima parte do nosso trabalho o referencial teórico, depois deles teremos os elementos pós textuais e marcamos as apresentações, então vamos nessa:


Prática de iniciação a Pesquisa – O referencial da pesquisa

É fundamental dedicar uma atenção especial ao referencial teórico na hora de produzir um trabalho acadêmico, uma vez que esse é um dos aspectos mais importantes de uma pesquisa.Trata-se das discussões feitas por outros autores sobre o assunto que será abordado em seu trabalho, e serve como embasamento para o desenvolvimento de um determinado tema.

Que essa altura você já definiu né ....diz que sim kkkkkkk

Também conhecido como fundamentação teórica, o referencial teórico pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais pertinentes à bibliografia de um trabalho científico, como o TCC.Todo trabalho acadêmico segue uma estrutura básica, composta por um tema, um problema de pesquisa, objetivos, introdução e, por fim, um referencial teórico.


1 – REFERENCIAL TEÓRICO COMO FAZER

Para construir a seu referencial teórico, você irá precisar reservar um tempo especial para ler, selecionar, estudar a fundo e, se preciso, até mesmo contestar o material da sua pesquisa. Esse estudo irá fundamentar todo o seu trabalho e garantir credibilidade a ele. É através dele que você poderá demonstrar seu conhecimento acerca do objeto da sua pesquisa e das linhas teóricas que sustentam o tema em questão.Reunir todo esse material vai servir para que você apresente os conceitos centrais da sua pesquisa sob a ótica do que já foi dito por outros autores.

Antes de tudo, você vai precisar consultar as referências bibliográficas da área de estudo escolhida para a sua pesquisa, tomando o devido conhecimento das análises previamente realizadas por outros autores sobre o conteúdo a ser desenvolvido.

2 – O REFERENCIAL TEÓRICO NAS NORMAS ABNT

Para que seu referencial teórico esteja de acordo com as normas da ABNT, é preciso atentar para alguns detalhes fundamentais.O primeiro deles diz respeito à estrutura dos parágrafos. Certifique-se de que cada parágrafo possui ao menos dois pontos ou frases completas.

Outra questão: evite finalizar um parágrafo com uma citação. O ideal é que toda citação seja acompanhada do desenvolvimento, explicando o que foi dito pelo autor citado.

Outra dúvida comum refere-se a livros e demais materiais que não possuem autores ou paginação, ou documentos digitais sem autor conhecido ou editora reconhecida. O indicado, nesse caso, é descartar esse tipo de conteúdo, evitando, assim, uma possível redução da nota em função da pouca notoriedade das fontes utilizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário