segunda-feira, 2 de novembro de 2020

( 2 ano) Biomas Brasileiros - parte Final


Salve meus Pocoyos do segundo ano como vocês estão meus jovens, ( meu pc não tem ponto de interrogação kkkkkk), saca só no episódio anterior a estudamos a primeira leva do grupo biomático brasilerio, é bem necessário ai que você volte para a parte 01 ai pra depois ver quem tal faltando, que a gente vai matar agora.... se bem que matar bioma é coisa de ministro não é mesmo kkkkkk

- não fala assim Harley

- falo sim pq ....

Mata Atlântica: originalmente essa Mata Ligava o Rio Grande do Norte ao Rio grande do Sul podemos dizer que ela percorria o litoral brasileiro, ele também é um bioma rico em biodiversidade 

Hoje restam menos de 12 por cento desse bioma pois como vocês já sabem meus pocoyos a ocupação do  Brasil começou pelo  litoral.  O que sobrou se encontra em : Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Originalmente, o referido bioma cobria uma área superior a 1,3 milhões de km2.



Fazem parte da floresta amazônica: Floresta Ombrófila Densa; Mata de Araucárias; Floresta Estacional Decidual com: 20 mil espécies de vegetais; 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis ;270 espécies de mamíferos, 350 espécies de peixes 

A Mata Atlântica é extremamente importante tanto economicamente, quanto ecologicamente. As formações florestais encontradas na Mata Atlântica ajudam, por exemplo, na regulação do clima e proteção do solo. Não podemos esquecermo-nos ainda de que sete das nove maiores bacias hidrográficas brasileiras estão na Mata Atlântica, e a vegetação preservada protege rios e nascentes, garantindo, desse modo, o abastecimento de água para a população.

Nesse bioma, encontramos também uma grade variedade de espécies animais e vegetais que possui diversas aplicações econômicas. Várias espécies são usadas na alimentação, para obtenção de madeira e como matéria-prima para a fabricação de medicamentos e cosméticos. Infelizmente, o uso descontrolado da biodiversidade da Mata Atlântica tem causado grande destruição desse importante bioma. 

E quem tá ligado no texto anterior.....


Dentre as ações antrópicas prejudiciais realizadas contra esse bioma, podemos destacar: o desmatamento com a finalidade de criar áreas propícias para a agricultura e pecuária; a exploração exagerada dos recursos desse local; e a expansão urbana. No que diz respeito à exploração dos recursos, muitas áreas de Mata Atlântica, por exemplo, foram e são atualmente destruídas com a finalidade de extração de madeira.

Além do desmatamento, a biodiversidade é também ameaçada de outras formas, como por meio da caça de animais, da pesca predatória e do tráfico ilegal de plantas e animais nativos da região. Não podemos deixar de citar, ainda, o turismo desordenado que acaba prejudicando esse biomas por causar danos ao meio ambiente, por exemplo, poluindo o local.



Bioma dos Pampas: também chamado de Campanha gaúcha, Campos Sulinos, ele ocupa metade do território do Rio Grande do Sul e partes do Uruguai e Argentina. 

                                            Pampa

Características dos Pampas: O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. 

Fauna e flora: Os bixo e os mato: A fauna do bioma Pampa é muito rica e diversa, caracterizada por uma grande variedade de aves, mamíferos, artrópodes, répteis e anfíbios. A flora do Pampa apresenta aproximadamente 3000 espécies de plantas


As atividades econômicas desenvolvidas na região do Pampa, ou seja, a agricultura e pecuária, marcadas pela expansão das pastagens e dos campos de cultivo, são os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação desse bioma. O resultado é o desaparecimento de espécies nativas, aumento do processo de arenização do solo, bem como a invasão de espécies que levam ao desiquilíbrio do ecossistema. Além disso, muitos animais estão em risco de extinção como por exemplo: veado campeiro, cervo-do-pantanal, caboclinho-de-barriga-verde, picapauzinho-chorão, a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, macaco-prego, guariba, mico-leão-dourado, saguis, preguiça-de-coleira, caxinguelê, tamanduá, gato dos pampas.

Pantanal  (Tinha uma novela com esse nome mano pergunta ai pra tua tia) 
O Pantanal é um dos menores biomas existentes no Brasil. Sua localização está na  região centro Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.




O Pantanal apresenta grande integração de outros biomas, podendo ter áreas de ocorrência com o Cerrado  a Caatinga  e florestas tropicais. Entretanto, a principal característica desse bioma é sua planície inundada, sua marca registrada no Brasil.

 O pantanal tem uma particularidade em referência ao seu solo ele é uma planície inundável 
característica natural da região.A inundação faz com que a matéria orgânica decomponha-se de forma lenta, por isso é um solo pouco fértil. Esse solo  é oriundo de processos erosivos das terras mais altas, os planaltos do Pantanal, comuns nas áreas mais ao leste do bioma. Nessas áreas, o terreno é arenoso e ácido, também com baixa fertilidade.

A Vegetação e os bichinhos:  Por ser um bioma com ligações próximas à Floresta Amazônica e ao Cerrado, a paisagem pantaneira é bem diversificada, com árvores de médio e grande porte, típicas da Amazônia, mas também conta com a presença de árvores tortuosas de baixo e médio porte, muito comuns no Cerrado.As planícies inundadas do Pantanal possuem uma vegetação típica dessa localidade, como os vegetais aquáticos: aguapé, erva-de-santa-luzia. 

Já os bicho nós temos: 
132 espécies de mamíferos: anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego;
85 espécies de répteis, sendo os jacarés com a maior variedade;
463 espécies de aves: tucano, arara, tuiuiú, carão;
35 espécies de anfíbios, como a rã verde;
263 espécies de peixes: pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).
 Pacu pintando mano....

 O Pantanal sofre com a caça e a pesca que ocorrem de forma ilegal. Um dos grandes alvos dos caçadores é o jacaré, animal bastante comum nessa região. Além disso, o peixe-dourado também está na lista de animais ameaçados pelos pescadores, o que levou à proibição da sua pesca. No entanto, mesmo com o rigor da lei, falta fiscalização, levando a ataques ilegais constantes. A pecuária atrai muitos fazendeiros mato-grossenses que utilizam as áreas planas da região para criar seus gados e o cultivo de soja também se fortaleceu na região o que leva uma quantidade monstro de agrotóxicos 

 Fechou gurizada, leia os dois textos na sequência de depois pode partir  para as atividades, que a força esteja com você. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário