domingo, 1 de novembro de 2020

( 9 Ano ) A paisagem Natural e divisões do Continente Asiático

 Salve gurizada do Nono ano, nos episódios anteriores nos despedimos do continente Europeu, e agora vamos para os estudos da Ásia e vocês já sabem sempre quando a gente começa o estudo de um continente nosso foco é situar onde o dito cujo se encontra no mapa e seus fatores naturais, então sem mais delongas partiu meus pocoyos. 


A Ásia é detentora de dois recordes, o primeiro é de ser o maior continente do globo terrestre com uma área de 44.397.460 km², 43 países e o populacional com mais de 3 bilhões de habitantes, geologicamente ele faz parte do bloco Eurásia, e suas fronteiras são: com a África e 
a Europa no lado ocidental, e no lado oriental faz fronteira com a Oceania, o Oceano Pacífico e, em menor proporção, com a América do Norte. Já o ponto setentrional do continente está situado no oceano Glacial Ártico.
 
                                       
Foi no continente asiático que surgiram as primeiras grandes civilizações do mundo, das quais podemos citar: a suméria, a semita, a chinesa e a indiana. Essas civilizações estabeleceram as atividades agrícolas e também a criação de animais. Mesmo havendo mistura entre as civilizações citadas, ainda se conserva no continente uma imensa variedade étnica e cultural. Vale a pena lembrar do conteúdo de história onde vocês falaram sobre essas características da Ásia e África o Crescente fértil.

A divisão do continente

O continente asiático é regionalizado de acordo com as características físicas da natureza e a diversidade étnica. De acordo com características semelhantes entre os países, o continente é regionalizado em: Oriente Médio, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Extremo Oriente e países da ex-União Soviética.

Oriente Médio: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria, Turquia.

Sul da Ásia: Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. O Sudeste da Ásia é composto por: Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Cingapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã.

O Extremo Oriente abrange os seguintes países: Parte da China, Japão, Coreia do Norte, Mongólia, Coreia do Sul e Taiwan. Além dos países que compunham a ex-União Soviética: Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Cazaquistão e Rússia asiática.


Feita as apresentações vamos agora para aparte física do continente

Relevo: No relevo asiático encontram-se as montanhas e planaltos mais altos do mundo, assim como as depressões mais profundas. A altitude média da Ásia é a maior do mundo depois da Antártida. Na Ásia existem cordilheiras longas e elevadas, que cruzam o continente de leste a oeste. Destacam-se especialmente, a cordilheira do Himalaia, onde se localiza o Everest (8.850 m), o cume mais elevado da Terra. As ilhas que rodeiam o continente de leste a sudeste são os pontos mais altos dos sistemas montanhosos submersos.

As planícies se estendem principalmente pelas regiões norte, sul e leste. Destacam-se a Planície Setentrional ou Siberiana, interrompida pelos Montes Urais, e os vales fluviais do sul e sudeste.As principais depressões são as dos mares Cáspio, Aral e Morto. Esta última fica 395 m abaixo do nível do mar e é a depressão absoluta mais profunda do planeta.

Importante lembrar que nessa região temos o circulo de fogo do pacífico que é uma região de falhamento de placa geológica que permite a ocorrência direta de tremores de terra, como ocorre muito no Japão por exemplo.
                               
Hidrografia

Em sua maioria, os rios da Ásia são longos e caudalosos, nascem nas terras altas do interior e correm pelas planícies até sua foz. Somente os rios da vertente do Mediterrâneo são curtos e, devido à escassez das chuvas, têm cursos praticamente secos.

Os rios da vertente do Ártico, como o Ob, o lenissei e o Lena, são longos, e grande parte de seus cursos fica congelada no inverno. Na vertente do Pacífico, os rios também são longos e apresentam extensas planícies aluviais em seu curso baixo. Os principais são o Hoang-Ho (rio Amarelo), o Yang Tsé-Kiang (rio Azul), que é o mais longo e caudaloso da Ásia, e o rio Mekong. Muitos dos rios da vertente do Índico formam extensas planícies aluviais em seu curso mais baixo. Os principais são o Bramaputra, o Ganges e o Indo.


Cima do continente asiático

Devido à extensão e às características geográficas, o continente asiático apresenta tipos de clima muito variados. 

Climas quentes: Os principais tipos de clima quente da Ásia são: equatorial, tropical úmido, tropical seco e desértico. Os dois primeiros, caracterizados por abundantes precipitações, estendem-se por todo o sudeste, tanto em sua parte continental, nas penínsulas Indostânica e da Indochina, quanto na insular, nos arquipélagos da Indonésia e das Filipinas.

Por sua vez, os climas desértico e tropical seco, com chuvas escassas e irregulares, ocorrem no Oriente Médio, na Península Arábica, no Irã e na Ásia Central.

Com esses climas, ao sul e ao leste também ocorre o clima de monções, uma variedade climática específica da Ásia, cuja característica principal é o deslocamento de massas de ar do oceano para o continente durante o verão, e, no sentido oposto, no inverno. É por isso que o clima de monções apresenta chuvas sazonais e uma oscilação da temperatura diária e anual maior do que o clima equatorial.



Climas temperados: Os principais tipos de clima temperado da Ásia são o continental, o mediterrâneo e similares. Lembrando as característica dos climas temperados é a demarcação bem nítida das quatro estaçoes. 

O clima continental ocorre na região siberiana. Caracteriza-se pelos invernos muito frios e secos e pelos verões temperados e com maiores precipitações. O clima mediterrâneo, de precipitações irregulares e temperaturas suaves no inverno e quentes no verão, estende-se pelas costas da Península da Anatólia, Síria e Palestina.

Climas frios: Os principais tipos de clima frio da Ásia são o desértico frio, próprio das latitudes médias e altas, e o polar, que ocorre no extremo setentrional do continente. Ambos apresentam precipitações escassas e temperaturas muito baixas.

Outro tipo de clima frio é o de alta montanha, que aparece nas zonas mais elevadas, como os Himalaia 


.

Vegetação do continente asiático

A floresta equatorial e tropical: formada por grandes árvores de folhas perenes, estende-se pelas Filipinas, Indonésia e as regiões próximas à costa das penínsulas Indostânica, da Indochina e Malaca.
A floresta temperada: tem inúmeras espécies vegetais caducifólias. As plantas se adaptam à estação seca e perdem suas folhas. Abrange as penínsulas Indostânica e da Indochina. A árvore mais representativa é a teca, que se desenvolve junto aos abundantes cipós, arbustos e matagais, dos quais se destaca o bambu.
A vegetação desértica: caracteriza-se pela quase ausência de vegetação. Nele, ocorrem poucas espécies vegetais adaptadas ao clima árido. Estende-se pela península Arábica e o planalto do Irã.
As pradarias: podem ocorrer nos climas temperados e quentes e caracterizam-se pela intensa ocupação e intervenção do ser humano. Localizam-se na Grande Planície da China.
A taiga: também chamada de floresta de coníferas, como são os abetos e os pinheiros, estende-se principalmente pelas faixas de clima temperado continental
As vegetação de altitude: praticamente não têm vegetação e situam-se no centro da Ásia.
A tundra: apresenta uma vegetação muito dispersa, formada por musgos, liquens e arbustos pequenos, que aparecem quando o curto verão desfaz a camada de gelo presente na maior parte do ano. Estende-se pelo norte, na costa do Ártico.



Fechamos essa parte gurizada, agora vamos para a parte das atividades 



Nenhum comentário:

Postar um comentário