segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Geopolítica do Oriente Médio Parte final - O Estado De Israel e os principais conflitos ( esse assunto bomba no vestibular ....mano eu não presto )

 Salve meus jovens sayajins como estão por ai tudo certo ..... pow chegamos na parte final do nosso assunto do oriente Médio onde vamos estar analisando agora, a formação do Estado de Israel, como ele impacta o conflito de maneira geral e por último vamos falar de alguns conflitos que são deveras necessário conhecer para refletir o Oriente Médio , esse vai ficar grandinho mas como vocês já sabem....


Em 1948, foi criado o Estado de Israel, que acabou por gerar nova animosidade entre os países muçulmanos e os cristãos. Na verdade podemos dizer que foi um presente meio que desculpa ai por a gente ter deixado o holocausto acontecer viu.

 O Ocidente, principalmente os Estados Unidos, passou a apoiar incondicionalmente o estado Judeu em sua luta contra os palestinos e outros povos árabes. Com o enriquecimento de alguns países árabes, com a exploração do petróleo e o surgimento de movimentos militantes entre os xiitas, aconteceram várias revoluções e o surgimento de regimes islâmicos fundamentalistas, caso do Irã. Além do apoio dos Estados Unidos a Israel, os fundamentalistas se ressentem da presença de tropas americanas em várias regiões e da influência cultural do Ocidente nos seus respectivos países, vista como danosa para a sua fé e seus valores tradicionais.

Um adendo interessante aqui , note que o papel dos EUA é totalmente interessado na posse das reservas de petróleo esse discurso da busca pela paz na região é muito furada, claro engana  na visão mais superficial daquele tiozão de whatszap


 O Brasil teve importante participação na criação desse estado, visto que, em 1947, o brasileiro Oswaldo Aranha era o chefe da delegação brasileira na recém criada ONU – Organização das Nações Unidas. Ele presidiu a segunda Assembleia Geral que votou o plano para partição da Palestina, culminando então com a votação a favor de Israel. Graças a articulação dele, a votação foi adiada por três dias, dando tempo necessário para os favoráveis aos sionistas.

Após sua criação, Israel foi invadido pelos países vizinhos. Tinha início a primeira das seis guerras árabes-israelenses – e com ela o problema dos refugiados palestinos vamos falar mais delas na continuidade do texto mas é legal perceber que as fronteiras do estado de Israel são igual o mundial do palmeiras, alguns dizem que existe mas ninguém leva a sério.


Com o cessar-fogo, em 1949, Israel ficou com parte de Jerusalém e as zonas que seriam destinadas aos palestinos – Gaza e Cisjordânia – ficaram com Egito e Jordânia, dois países árabes, mas o Estado palestino não foi criado.  Não foi a  melhor solução mas era um avanço para tentar frear  de células terroristas o que deu bem errado .... tão errado que .......


Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o presidente dos Estados Unidos George W. Bush implantou a doutrina do mundo dividido entre o “Eixo do Bem” (EUA e aliados) e “Eixo do Mal” (Coréia do Norte e Estados muçulmanos). Ocupações preventivas e batalhas foram realizadas, lembrando que a região do Oriente Médio é a principal fornecedora de petróleo, o que atrai o interesse de todas as potências mundiais.

 A Guerra ao Terror se desdobrou em três frentes: contra o Iraque e o Afeganistão, com a criação de sistema de controle maior das liberdades civis e de comunicação e ações realizadas pelo serviço secreto. Um exemplo dessas ações foi a execução de Osama Bin Laden em dois de maio de 2011, no Paquistão, portanto em território estrangeiro, lembrando que ele já estava afastado da liderança da Al-Qaeda por ser o homem mais caçado do mundo, sendo que sua morte foi mais simbólica, não alterando em nada a guerra ao terror.

 Em 7 de outubro de 2001, portanto, pouco após o ataque às torres gêmeas em Nova Iorque e ao Pentágono dos Estados Unidos, a rede de TV árabe Al Jazeera transmitiu um vídeo de Osama Bin Laden, onde ele falava da humilhação sofrida pelo Islã durante mais de 80 anos, em referência ao fato de, em 1918, o Império Turco Otomano ter sido derrotado pelos europeus.


è amiguinhos .... a geopolítica do Oriente médio não é fácil, vimos que temos ali conceitos religiosos, políticos  e principalmente econômicos, vamos a gora para a parte 04 que fala dos conflitos  de forma resumida: 

Conflito de Suez 

Pq deu treta: O Egito nacionaliza o Canal de Suez em 1956 (ligação entre o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho), que era controlado pelos britânicos e proíbe a passagem de navios israelenses.

Como foi: No mesmo ano, é derrotado por britânicos, franceses e israelenses, mas um acordo internacional devolve o Canal de Suez ao Egito, garantindo a passagem de navios de todos os países.

Guerra dos Seis Dias

Pq deu treta: Em 1967 o Egito, Síria e Jordânia se juntam para expulsar tropas israelenses do Canal de Suez, na chamada Guerra dos Seis Dias.

 Como foi : seis dias  mano esse foi o tempo que Israel levou para ocupar vários territórios pertencentes a estes países, incluindo a faixa de Gaza, as colinas de Golan e partes de Jerusalém que ainda não controlava, com o objetivo de utilizar essas áreas como proteção de novos ataques. Com ajuda do EUA lógico né....


Guerra Yom Kippur

 Pq deu treta: Outro ataque a Israel pelos árabes aconteceu no feriado chamado Yom Kippur em 1973. O motivo do ataque ainda tem a ver com a Guerra dos Seis Dias, quando Israel ocupava parte dos territórios egípcios e sírios.

Como foi:  consequências da guerra vários países do Oriente Médio se unem, através da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), para aumentar os preços do petróleo em escala mundial, como forma de ganhar poder de negociação com o ocidente, o que leva os americanos a proporem acordos de paz na região.

Acordo de Camp David

 Não foi treta kkkkkkkk: Em 1978, os representantes do Egito, Israel e Estados Unidos se reúnem e concordam em haver paz entre as nações e, assim, foi assinado o primeiro acordo de paz de Camp David entre as nações árabes e israelenses. O que se imaginava impossível, aconteceu apenas quatro anos depois da Guerra do Yom Kippur, quando o presidente egípcio Anuar Sadat foi a Israel pela primeira vez, depois de anos, na tentativa de iniciar negociações de paz.

Guerra Irã x Iraque


Pq a treta: O Iraque, financiado pelos americanos, ataca e invade o Irã, dando início a Guerra Irã x Iraque no ano de 1980, que não teve vencedores, mas estabeleceu a dinâmica de golpes, invasões e guerras, com apoio russo ou americano, conforme o interesse de cada um.

O principal motivo que deu início a guerra, foi a disputa entre o controle do Chatt-el-Arab (canal que liga o Iraque ao Golfo Pérsico por onde é escoada a produção de petróleo do país), onde o Iraque queria total controle do canal, no qual foi recusado pela nação iraniana.

Como foi: Esta situação durou até o ano de 1988, por sugestão da ONU, quando a União Soviética desmoronou e os americanos se viram na necessidade de resolver os problemas da região, sem saber exatamente como fazer isso.

A invasão do Kuwait pelo Iraque e, depois, a invasão do próprio Iraque pelos americanos, em 1991 e em 2003, podem ser considerados como conflitos pelo controle de poços de petróleo.

Por enquanto é isso gurizada lembrando, ouçam o podcast dá um trabalho monstro fazer aquela parada, e confiram os slides detalhados que está anexado no conteúdo anterior, para depois partir para as atividade, é isso meus jovens que a força esteja com vocês; 


Nenhum comentário:

Postar um comentário