domingo, 16 de agosto de 2020

As atividades econômicas da Europa parte 02: O Setor Agrícola

Salve jhous e Jhoas como estão? Então pow no episódio anterior conversamos sobre o incio e etapas da Industrialização Européia, pois bem agora vamos ver um pouco mais adentro das atividades econômicas focando primeiro agora na Agricultura. 

Atividades Agrícolas européias

O continente europeu é um dos mais produtivos e dinâmicos do mundo, é altamente industrializado e emprega bastante tecnologia no campo para o desenvolvimento da  Agricultura  e Pecuária.

Agricultura na Europa

O espaço agrário europeu caracteriza-se por pequenas e médias propriedades, as quais utilizam maquinário agrícola sofisticado, seleção de sementes e sistemas de irrigação, o que garante alta produtividade.Se você lembrar a parte física do continente vai sacar que existe uma dificuldade climática e territorial por isso a  produção agrícola precisa ser bem eficiente em pouco espaço; 

 Apesar de possuir um clima frio no norte, a produção agrícola europeia é significativa, destacando-se produtos como beterraba, batata, cereais e madeira. No Sul destaca-se a produção de tomates, azeitonas e frutas (uva, limão, cidra, tangerina e laranja).

A cultura de cereais é predominante, destacando-se o "trigo", produto mais importante. Sua principal área produtora é a região de solos negros da Ucrânia (tchernozion). Os outros países que se destacam na produção de trigo são Itália, França, Alemanha e Rússia. Outros cereais cultivados são o centeio, a aveia e a cevada, importantes produtos agrícolas das áreas temperadas.

Cevada né .......


 A batata é outro produto importante da agricultura da Europa. Os principais produtores de batata são: Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido e Rússia. Nas regiões europeias de clima mediterrâneo, sobressai o cultivo da oliveira, destina à produção de azeitonas e de azeite Portugal, Espanha, França e Itália destacam-se como maiores produtores mundiais e seus produtos são reconhecidos como os de melhor qualidade internacional.


Outro destaque especial é o cultivo da videira, destinada à produção de vinhos Alguns tipos de vinho e de azeite só podem ser produzidos nesses países, devido às condições especiais do solo e do clima . Esses aspectos geográficos atribuem aos países da Europa Mediterrânea condições especiais de mercado, devido à impossibilidade de produção, em outros países do mundo, de mercadorias com características similares.



Pecuária na Europa

A Pecuária  também ocorre com equipamentos e técnicas modernas e com rigoroso controle de qualidade. Os países do Oeste Europeu destacam-se na produção de bovinos, suínos, ovinos e aves. A produção da carne não é suficiente para atender ao mercado interno, sendo necessária a importação de produtos de outros países, como Brasil e Argentina.

O rebanho mais numeroso é o de bovinos, ( sim a Europa também tem gado kkkkkkk só que não esse que tem aqui no Brasil tá ligado né kkkkkkkkkk ) principalmente na Rússia, na Ucrânia, na Alemanha, na França, na Grã-Bretanha e na Polônia.

Além dos bovinos, destacam-se no continente europeu os rebanhos de suínos e de ovinos. Na suinocultura , a Alemanha sobressai como principal criador. Nesse país, cria-se principalmente o suíno destinado ao fornecimento de carne para atender ao alto consumo não só da Alemanha, mas também de toda a Europa.

Os países nórdicos têm tradição milenar na pecuária, em função disto, é muito desenvolvida e de alta qualidade. A produção na Europa de leite supera o seu consumo, transformando-se em produtos de exportação. A Avicultura não possui excedentes de produção, porém abastece o mercado de ovos e de carne de forma praticamente auto suficiente.




Por enquanto é isso meus jovens, no próximo episódio industrialização atual do continente europeu, responda nossas atividades e ouça o podcast


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário