sexta-feira, 24 de abril de 2020

(1º ano) Mini dicionário de Astronomia - aula 03


Salve gurizada do primeiro ano, como vocês estão ? Depois de ter passado pelo histórico da astronomia , vamos ver agora uns conceitos básicos da ciência astronômica já sabem qualquer dúvida é só chamar e como diria Stephen Hawking bipbip bip



eu não vou rir Harley bip bip


Ah esse texto não terá imagens, e quando você olhar as atividades desse texto vai descobrir porque


Anã Brancas: formam-se quando estrelas pequenas dão origem a nebulosas planetárias já no final da sua vida. Depois de algum tempo, que bem podem ser milhões a zona central da estrela (o núcleo da estrela) transforma-se em anã branca. Uma estrela anã branca é o produto final de vida dessa mesma. Esta tem um tamanho aproximado com o da Terra. É uma “pequena” esfera muito densa praticamente sem brilho.


Andromeda: é uma galáxia que pertence a um aglomerado de galáxias que é chamado Grupo Local, ao qual pertencem também a Via Láctea (da qual faz parte do nosso sistema solar) e as Nuvens de Magalhães. 

 Asteróides: também chamados de planetas menores, são corpos celestes de natureza rochosa e de pequenas dimensões. Os maiores não chegam a ter 1000km de diâmetro e os mais pequenos não são maiores do que grãos de areia

Big Bang: Segundo o modelo do Big Bang, o Universo desenvolveu-se a partir de um pequeno corpo muito denso e extremamente quente que num dado instante explodiu em todas as direções. Segundo a teoria do Big Bang, o Universo ainda hoje se encontra em expansão.



Big Crunch: Termo por que é conhecida uma teoria que defende que o Universo terá uma fase final que consistirá numa contracção.


Buraco Negro Astro resultante do núcleo de uma Supernova, em que a estrela que a originou era cerca de 10 vezes maior do que o Sol. A enorme concentração de matéria num espaço muito pequeno provoca fenômenos extraordinários: sob a influência do peso da matéria qualquer objecto que entre no raio de ação de um buraco negro será “engolido” sem que possa sair.


Cometa São corpos constituídos por gelo, gás e poeiras de pequena massa, mas muito antigos, que efectuam um movimento de traslação em torno do sol numa órbita altamente elíptica, e por vezes muito inclinadas em relação ao plano definido pelas órbitas dos planetas. Ao aproximar-se do Sol, um cometa pode formar uma cauda brilhante à medida que os gelos do núcleo se vaporizam ou sublimam. Quando tal acontece, são consideradas três partes distintas na constituição do cometa: o núcleo rochoso, a cauda e a cabeleira. O primeiro cometa a ser identificado (sec XVII) foi o cometa de Halley, com um período de 76 anos aproximadamente

dai que um lindo prof teve a inspiração para o seu nome 



Estrela Uma estrela é uma grande bola incandescente de gases emitindo radiações cuja consistência é mantida pela própria gravidade e que é aquecida pelos processos nucleares que se desenrolam no seu interior. Estas reações nucleares ocorrem consumindo hidrogênio.


Galáxia Sistema maciço de estrelas em rotação que pode compreender mais de um milhão de estrelas (possivelmente tantas como 100000 milhões). As galáxias existem em várias formas diferentes. A galáxia da Via Láctea, a que pertencem o Sol e o sistema solar, é uma galáxia espiral em forma de disco.

Meteoróide são fragmentos de rochas provenientes do espaço antes de entrarem na atmosfera terrestre.


Meteoro Os meteoros são meteoroides que ao entrarem na atmosfera terrestre a grande velocidade, se tornam incandescentes e desintegram-se, deixando rastos luminosos visíveis durante apenas alguns segundos. Estes corpos são também conhecidos por “estrelas cadentes”.


alguém falou Meteoro ???












Meteorito:  são meteoros que resistem à passagem pela atmosfera dos planetas e colidem com a superfície rochosa, originando nela crateras de impacto. Nebulosa Uma nebulosa é uma nuvem de poeira cósmica e de gás em grande parte por condensar a partir da qual se pode formar uma estrela.

Planeta: Um planeta é um corpo celeste sem luz própria. Planeta Gasoso Planetas gelados e de grandes dimensões que orbitam regiões afastadas do Sol (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno)  Um planeta principal é um planeta que orbita em torno da sua estrela. O Sistema Solar possui nove planetas principais conhecidos: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, Plutão Planeta Rochoso Planetas quentes de dimensões mais pequenas e que orbitam regiões próximas do Sol (á excepção de Plutão)

Atividades da Samara:

Agora é contigo, usando o Power point construa uma sequência de Slides (preferencialmente no power point) com as imagens de cada verbete do dicionario e um mini resuminho do significado da palavra, só não vai copiar o do Harley tá bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário