segunda-feira, 6 de abril de 2020

(1° ano ) Aula 01 - Categorias geográficas - Atividades


Salve Estudantes do Primeiro Ano, tudo certo, segue agora as atividades da aula 01, vocês devem ter notado que ela foi uma revisão do que trabalhamos nos últimos encontros,mas qualquer dúvida só chamar, vocês devem enviar para meu e mail até o dia 18/04, meu e mail é: harleymetal@gmail.com



Estudante -------------------------------------------------------------------------------------------- Série

Data ...../......../.............
Professor: Luiz Harley Caires (ele derrotaria o Pain fácil) 


Questão 01 (ENEM 2012) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão simbólica do individuo com o espaço entretanto quais cuidados um geografo deve ter em estudar uma paisagem? (2.0 Pontos )


Questão 02: A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:

I) Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.

II) A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.

III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.

IV) Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais. (1,0 ponto)

Estão corretas as alternativas:


Questão 03 (UFOP) - Leia o texto a seguir:

[...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]

Pela forma que é descrita podemos afirmar que o texto se refere a qual categoria geográfica (1 ponto)


Questão 04: O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quinta-feira (25), após a megaoperação que tomou a favela da Vila Cruzeiro, na zona norte da capital, que o objetivo central das ações da polícia no Estado é o de tirar território do tráfico.'Essas ações estão sendo feitas com o objetivo de garantir a continuidade do que está sendo feito. Foi tirado dessas pessoas o que nunca foi tirado, o território. Seu porto seguro. Eles faziam suas barbaridades e corriam para seu reduto, protegidos por armas de guerra. É importante prender, mas é mais importante tirar o território', disse Beltrame. 'Se não tirar o território, não se avança' (...)”

.Nessa reportagem está relacionado o conceito de território, construa uma leitura critica das relações de poder que existem nesse território( 2.0 pontos) 


Questão 05: “No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.

De acordo com o texto e com nossos debate em sala de aula, argumente a concepção que todo espaço geográfico é uma paisagem porém nem toda paisagem é um espaço geográfico (2.0 pontos)

Questão 06: Assinale a opção INCORRETA em relação às características do Espaço Geográfico: (1.0 ponto) 

a) O Espaço Geográfico é formado pelos aspectos originais da natureza.

b) Lugar é a parte do Espaço Geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.

c) O Espaço Geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.

d) Para entendermos o Espaço Geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.



Questão 07 (UEPB) - “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar: (1 ponto)

a) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.

b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.

c) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.

d) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.

e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

Capricha ai gurizada 


3 comentários:

  1. Professor esta atividade faço no Word e envio no seu e-mail?

    ResponderExcluir
  2. Professor anexei na plataforma. Mesmo assim precisa enviar por e-mail?

    ResponderExcluir
  3. se está na plataforma de boa, onde for melhor pra ti

    ResponderExcluir