Salve gurizada do 9° Ano, como vocês estão meus jovens domadores de Digimons, na nossa aula dessa semana vamos estar trabalhando um assunto mais triste que atual campanha do meu Corinthians, que é o fim da União Soviética e o fim do socialismo real no continente, vale lembrar o que a gente debateu de socialismo ano passado , como modelo e como estrutura, enfim qualquer dúvida chama ai:
A criação do socialismo como regime político-econômico visava sufocar e extinguir o sistema que vigorava no final do século XIX, o capitalismo. As ideias socialistas almejavam implantar uma sociedade mais justa e igualitária. Os principais idealizadores do socialismo foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, após uma profunda análise no sistema capitalista eles proporam a estruturação de uma sociedade alicerçada no regime socialista.
OH Não é o cãomunista outra vez
A partir daí, as ideias do regime socialista se espalharam pelo mundo e muitos países as implantaram. No entanto, tais nações não instituíram o socialismo aos moldes propostos por Karl Marx e Friedrich Engels. Desse modo, o socialismo aplicado em diversas nacionalidades recebeu o nome pelos estudiosos de “socialismo real”, ou seja, aquele que realmente foi colocado em prática. Que é bem longe dos ideais, então amiguinhos não critique o modelo se você não leu nenhum livro a cerca do assunto , na verdade pouca gente leu né ..... enfim .......
Na União Soviética e todo Leste Europeu foi instaurado o socialismo real, marcado principalmente pela enorme participação do Estado, ou seja todas as atividades deveriam ter uma fiscalização por parte do Estado o que gerou um controle que se aproxima do ditatorial, além de afastar a participação popular e reprimir as liberdades individuais ( Alguém lembra um caso de uma jogadora de vôlei ?)
Com o excesso de centralização do poder, a classe de dirigentes, bem como os funcionários de alto escalão do governo, passaram a desfrutar de privilégios que não faziam parte do cotidiano da maioria da população; o que era bastante contraditório, pois o socialismo buscava a construção de uma sociedade igualitária. (Triste mas real)
Na década de 80 , a URSS foi se mantendo atrasada em relação de desenvolvimento principalmente tecnológico, e existe um motivo para isso, para manter a hegemonia do seu território ela migrou seus esforço para a indústria bélica com isso afetou a produção agrícola e industrial, o que gerou miséria e fome.
Todo esses fatores unidos levaram a uma ruptura do sistema e o Leste Europeu foi se convertendo gradativamente para o capitalismo. Por isso podemos dizer que hoje não existem países essencialmente socialista e só que se dizem e se afastam do modelo, vamos falar disso com bem mais detalhe no terceiro ano.
Mas ai meus jovens guerreiros do aço, temos um problema? Esses países entraram no sistema capitalista mas atrasados que o Rubinho, por isso sua industrialização tardia não era nem de longe competitiva.
Além da independência de outros países em casos que nem sempre terminaram de forma apacifica como o caso da Armênia e do Kosovo.
Esse assunto ainda tem outra parte manos, e manas, por isso acesse o slide que ta no portal e baseado nele voce responde as atividades, para quem pega impresso estou encaminhando os dois arquivos juntos.... dúvida .... não ligo ..... brincadeirinha,,,, só chamar ai pow
Atividades pós leitura dos slides1)Defina qual o cenário que foi responsável pelo surgimento do Socialismo, e porque ele se afirmava como uma critica ao capitalismo vigente
2) O que é a economia planificada que o texto apresenta
3)O texto difere bem socialismo de comunismo como podemos afirmar que um foi caminho para o outro justifique
4) Alguns estudiosos acreditam que o socialismo foi o próprio
responsável peal sua destruição, analisando o modelo europeu podemos afirmar
essa ideia, justifique
5) Quais foram as principais mudanças geradas por Mikhail
Gorbatchov e elas deram o resultado esperado ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário