segunda-feira, 5 de outubro de 2020

1° Ano Introdução aos estudos de climatologia


Salve Gurizada do Primeiro ano, como vocês estão meus digi escolhidos? No conteúdo de hoje iremos iniciar os estudos de climatologia, então pra entrar no clima (hahah, sacou...entrar no clima.... tá parei) vamos analisar os elementos que constituem o clima e na parte dois vamos falar um pouco dos climas mundiais então prontos...ou não partiu

-A Meteorologia já comprovou que os furacões são as tempestades que mais matam cachorros no planeta: cada vez que aparece….FURA…CÃO!!



1- Diferença entre tempo e clima 

Tempo: è o estado atual da atmosfera, com ela se encontra em determinado local , ao longo do dia ela vai se modificando - Pro isso previsão do tempo. 

Clima: O conjunto de variações do tempo em um intervalo de 30 anos e uma determinada região, por exemplo o estado de SC

Para facilitar nossos estudos vamos dividir os grupos climáticos em dois os fatores climáticos e os elementos do clima os primeiros são as condições da região e o segundo são o que formam o clima, parece meio confuso mas a gente consegue ( eu achoooo) 

Fatores Climáticos

As condições físicas de uma região, que de certa forma interferem no clima em diferentes escalas e esses elementos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade ou maritimidade, relevo, vegetação e urbanização.


Latitude

Eu tenho um cachorro chamado tude e ele........ Lati kkkkkkkkkk
                                  
Você deve lembrar a latitude, é a distância de qualquer ponto em relação ao ponto de latitude 0° A Linha do Equador, os pontos mais extremos de latitudes são os polos norte e sul 90° e graus cada. 

Por isso a regra geral diz que: Quanto maior a latitude, menores serão as temperaturas médias anuais, pois maior será a inclinação com que os raios solares incidirão sobre a superfície terrestre, aumentando, consequentemente, a área a ser aquecida por uma determinada quantidade de energia. Por outro lado, quanto menor for a latitude, maiores serão as médias térmicas anuais, pois menor será a área da superfície a ser aquecida pela mesma quantidade de energia.

tá calma ai traduzindo olha por exemplo as temperaturas da Bahia e compara com a patagônia na Argentina, um dos motivos que explica essa grande diferença entre as temperaturas é o fato do estado brasileiro está mais próximo a linha do Equador, pro isso sua latitude é mais baixa. 


Altitude: Esse você lembra, qeu é a distancia de um ponto em relação ao nível do mar, nesse caso Quanto maior a altitude, menores serão as médias térmicas anuais, porque a atmosfera se aquece por irradiação de calor absorvido. Quanto mais nos aproximamos do nível do mar, maiores serão as médias anuais de temperatura, pois aumenta a superfície de contato da terra com a atmosfera.

Massas de Ar : são porções atmosféricas, como se fossem bolhas de ar que emulam o perfil de onde elas se formaram, ela tem diferente uma das outras a sua temperatura, umidade e pressão. De forma geral elas podem ser divididas em dois grupos as oceânicas ( que se formam no oceano, jura ..... e são úmidas) Continentais que se formam no continente e são claro né mano secas 



Correntes marítimas: São grandes volumes de água que se deslocam pelo oceano, quase sempre nas mesmas direções, como se fossem longuíssimos “rios” dentro do mar. As correntes marítimas são movimentadas pela ação dos ventos e pela influência da rotação da Terra, que as desloca para oeste – no hemisfério norte as correntes circulam no sentido horário, e no hemisfério sul, anti-horário.
Diferenciam-se em temperatura, salinidade e direção das águas do entorno dos continentes. Causam forte influência no clima, principalmente porque alteram a temperatura atmosférica, e são importantes para a atividade pesqueira: em áreas de encontro de correntes quentes e frias, aumenta a disponibilidade de plâncton, que atrai cardumes porque lhes serve de alimentos.

Vegetação: Os diferentes tipos de cobertura vegetal – tundra, floresta tropical, campos, etc. – apresentam grande variação de densidade, o que influencia diretamente a absorção e irradiação de calor, além da umidade do ar. Numa região florestada, as árvores impedem que os raios solares incidam diretamente sobre o solo, diminuindo a absorção de calor e temperatura. Por isso que queimadas afetam tá ligado.....esperem os próximos episódios 


Relevo: É uma grande diversidade de desnivelamentos, ou seja, diferentes atitudes – desde terrenos planos até pequenas formas com poucos metros de altura ou enormes cadeias de dobramentos.
Além de estar associado à altitude, que é um fator climático, o relevo influi na temperatura e na umidade ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar. Na Europa, por exemplo, as planícies existentes no centro do continente facilitam a penetração das massas de ar oceânicas (vento do oeste), provocando chuvas e reduzindo a amplitude térmica anual.


Fechou  por enquanto é isso gurizada , a atividade desse conteúdo será fazer um mapa mental caso não tenha ideia de como fazer segue esse link ai  https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/


1. Pegue uma folha em branco e vire-a na horizontal;
2. Coloque o tema do seu resumo no centro desta folha. A dica é fazer algum desenho, símbolo ou gráfico bem marcante;
3. Faça conexões a partir desse elemento central. Uma ideia é puxar setas para representar cada nova associação;
4. Use palavras-chave para seu material ficar resumido e objetivo;
5. Complete o seu resumo com todas as informações importantes. Vale destacar: contexto histórico, influências, localização, fatores de causa, consequências, detalhes, entre outros;
6. Não tenha medo de colocar ou tirar informações. Você tem vários elementos para estimular seu cérebro e representar a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário