Salve gurizada do Terceiro Ano, tudo certo ai com vocês, já olharam a conta de vocês para ver se ninguém depositou 89 mil por engano? acontece pra um carvalho né kkkkkk, mas vamos lá pow parte três dos nossos estudos da Ásia, vamos dar uma pensada em como a China se tornou uma potencia econômica tão rápida que exporta para o mundo todo corona virus ( zoeira de tiozão de whats) tem estudos que mostram outros pontos de contagio vale a pena conferir, a proposito vocês sabiam que a gripe espanhola não é da Espanha né? enfim vamo pow
Para entender um pouco desse avanço chinês é preciso uma leitura histórica, uma dica também é reler o texto do Japão na Segunda Guerra que tem aqui no Blog. Na China, em 1937, o Partido Nacionalista no poder, liderado por Chiang Kai-shek, e o Comunista, liderado por Mao Tse-Tung, se reuniram para combater a ocupação japonesa. Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do Japão, os dois partidos passaram a se enfrentar, numa disputa que se estenderia até 1949. Nesse ano, o exército camponês do Partido Comunista venceu os nacionalistas, e foi criada a República Popular da China.
Tá voltando, com a vitória dos comunistas as tropas de Chiang se refugiaram na Ilha de Formosa na região de Taiwan que recebeu o rotulo de politica ligada ao capitalismo. ( olhe os produtos piratas em cs e vê se são made in China ou Made in Taiwan, pois não é a mesma coisa)
Inicialmente, a China aliou-se à URSS, transformando suas estruturas econômicas, investindo em obras de infraestrutura e investimentos tecnológicos às indústrias siderúrgica e metalúrgica, e depois já em carreira solo a China parte para os investimentos em produção agrícola e indústria bélica.
Em 1978, sob a liderança de Deng Xiaoping, o PCC (Partido Comunista Chinês) reintroduziu a economia de mercado em quatro regiões da China, denominadas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), onde era permitido uma economia nos moldes do capitalismo, abertas ao comércio exterior e também à entrada de multinacionais. Estas ZEEs estão localizadas em zonas estratégicas: ficam perto do litoral, a pouca distância de outros grandes centros econômicos do Pacífico.
Essas reformas econômicas transformaram a China no país de maior crescimento econômico nas últimas décadas, com taxas anuais (10% de ampliação do PIB) três vezes superior ao crescimento da economia mundial.”Enquanto o país enriquece, diferenças entre suas classes sociais aprofundam-se; a situação poderá levar a um desfecho explosivo.
Outro ponto que é bem marcante é como a China está mascarando esse fracasso por meio da propaganda é só olhar como ela vem trabalhando a questão ambiental, ou como os jogos olímpicos foi uma disputa para mostrar para o mundo como o seu modelo é muito mais funcional, assim como o EUA fez ao longo da sua história mas isso é assunto para outras aulas .....
Então é isso gurizada, se cuidem, resolvam as atividades, tomem banho pelo menos duas vezes por semana e .....logo
Nenhum comentário:
Postar um comentário