domingo, 16 de agosto de 2020

(2° Ano ) Climatologia Brasileira

 Salve Gurizada do 2° Ano, como vocês estão ? Logo vamos voltar ai meus capirotos, enquanto isso, vamos analisar mais uma estrutura do Brasil físico, agora é a climatologia, prontos ou não partiu pow: 




O Brasil possui uma grande variedade de climas, devido ao seu território extenso (8,5 milhões de km2), à diversidade de formas de relevo, à altitude e dinâmica das correntes e massas de ar.

Cerca de 90% do território brasileiro localiza-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, motivo pelo qual usamos o termo "país tropical".

Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, a maior parte do Brasil situa-se em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.

Os tipos de clima

Existem duas forma s de classificação, uma se refere a influência das massas de ar, vamos falar dela na próxima aula e agora vamos focar na divisão pelo posicionamento geográfico Dessa forma, são verificados no país desde climas superúmidos quentes, provenientes das massas equatoriais, como é o caso de grande parte da região Amazônica, até climas semi-áridos muito fortes, próprios do sertão nordestino. Temos então, como principais tipos climáticos brasileiros:

Subtropical
Semiárido
Equatorial úmido
Equatorial semiúmido
Tropical
Tropical de altitude
Clima subtropical

Subtropical: As regiões que possuem clima subtropical apresentam grande variação de temperatura entre verão e inverno, não possuem uma estação seca e as chuvas são bem distribuídas durante o ano. Encontra se abaixo do trópico de capricórnio, aqui no sul por exemplo. 

Clima semiárido: Presente nas regiões Nordeste e Sudeste, apresenta longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano. As temperaturas são altas o ano todo, ficando em torno de 26 ºC. A vegetação típica desse tipo de clima é a caatinga.

Clima equatorial úmido: Este tipo de clima apresenta temperaturas altas o ano todo. As médias pluviométricas são altas, sendo as chuvas bem distribuídas nos 12 meses, e a estação seca é curta. Aliando esses fatores ao fenômeno da evapotranspiração, garante-se a umidade constante na região. É o clima predominante no complexo regional Amazônico.

Caso não lembre esse ai de vermelho é o processo de liberação de água que as plantas fazem durante a fotossíntese ai você imagina a quantidade de água que a floresta amazônica libera, sendo responsável até pelo ciclo de chuvas do Sudeste e sul, por isso que é tão importante a preservação da mata amazônica  pena que......



Clima equatorial semiúmido: Em uma pequena porção setentrional do país, existe o clima equatorial semiúmido, que também é quente, mas menos chuvoso. Isso ocorre devido ao relevo acidentado (o planalto residual norte-amazônico) e às correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul, entre os meses de setembro a novembro. Este tipo de clima diferencia-se do equatorial úmido por essa média pluviométrica mais baixa e pela presença de duas estações definidas: a chuvosa, com maior duração, e a seca.

Clima tropical: Presente na maior parte do território brasileiro, este tipo de clima caracteriza-se pelas temperaturas altas. As temperaturas médias de 18 °C ou superiores são registradas em todos os meses do ano. O clima tropical apresenta uma clara distinção entre a temporada seca (inverno) e a chuvosa (verão). O índice pluviométrico é mais elevado nas áreas litorâneas.

Clima tropical de altitude Apresenta médias de temperaturas mais baixas que o clima tropical, ficando entre 15º e 22º C. Este clima é predominante nas partes altas do Planalto Atlântico do Sudeste, estendendo-se pelo centro de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e pelas regiões serranas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As chuvas se concentram no verão, sendo o índice de pluviosidade influenciado pela proximidade do oceano.


Fechou gurizada, partiu para as atividades dessa fase do conteúdo, se possível ouça o podcast antes de responder as mesmas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário