domingo, 18 de outubro de 2020

(1 ano ) Climatologia parte 02 - Elementos Climáticos


 Salve gurizada do Primeiro Ano como vocês estão meus teletubbies, no conteúdo dessa semana vamos focar na segunda parte da climatologia,  dessa vez o foco vai ser nos elementos climáticos então é bem legal que você lembre bem da parte 01 do texto, qualquer coisa vai la eu espero senão vou dar spoiler de the Boys kkkkkkkkk


Atributos ou elementos do clima

Os três atributos climáticos mais importantes são:  a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.

Temperatura:  
é a intensidade de calor existente na atmosfera proveniente do aquecimento dos diversos elementos da superfície da Terra. 

Umidade:
é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera num determinado momento, resultado do processo de evaporação das águas da superfície terrestre e da transpiração das plantas. 
A umidade relativa, expressa em porcentagem, é uma relação entre a quantidade de vapor existente na atmosfera num dado momento e a quantidade de vapor de água que essa atmosfera comporta. Quando esse limite é atingido, a atmosfera atinge seu ponto de saturação e ocorre a chuva.

Pressão atmosférica: É a medida da força exercida pelo peso da coluna de ar contra uma área da superfície terrestre. Quanto mais elevada a temperatura, maior a movimentação das moléculas de ar e mais elas se distanciam umas das outras – como resultado, mais baixo é o número de moléculas em cada metro cúbico de ar e menor se torna o peso do ar. Portanto, menor a pressão exercida sobre uma superfície. Inversamente, quanto menor a temperatura, maior é a pressão atmosférica.

isso explica  porque por exemplo quando alpinistas estão em elevadas alturas eles tem maiores dificuldades para continuar, relatos dizem que os últimos 200 metros do Everest é feito em algumas horas ... loco né. 


Tipos de chuva 

Para que ocorra precipitação de água na atmosfera, a umidade tem que passar do estado gasoso para o líquido (condensação), o que depende da redução de temperatura.  A gente viu isso no no conteúdo de hidrografia 01 , lembra né.....

A partir dessa informação, podemos classificar a chuva em três tipos:
1 – chuva de relevo ou orográfica: para ultrapassar uma forma de relevo (uma serra, por exemplo), a massa de ar ganha altitude; as temperaturas mais baixas provocam condensação do vapor de água e, consequentemente, precipitação;


2 – chuva frontal: a temperatura cai na zona de contato de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente, ocorrendo, daí, a precipitação;


3 – chuva de convecção: nos dias quentes, o ar próximo à superfície se aquece, fica mais leve e sobe. Nas camadas superiores da atmosfera, vão se formando nuvens (vapor de água condensado) ao longo do dia. No final da tarde ou começo da noite, ocorre a precipitação.


 è isso gurizada, partiu para as atividades então meus jovens cavaleiros do Zodiaco 

 Essa atividade você vai desenvolver ao longo de 4 dias com duas medições por dia 

vamos construir uma tabela do tempo..... 

dia 01  horário: 
Temperatura: ( Se não tiver celular pode pular essa) 
Sensação térmica ( quente, frio, calor , ameno ) 
Presença de chuva ( Sim, Não ) 
Presença de ventos ( Sim, Não , se sim forte , fraco , médio)
Visibilidade 

Dia 01 horário 02 
Temperatura: ( Se não tiver celular pode pular essa) 
Sensação térmica ( quente, frio, calor , ameno ) 
Presença de chuva ( Sim, Não ) 
Presença de ventos ( Sim, Não , se sim forte , fraco , médio)
Visibilidade 

Depois dessa medição é possível dizer que fizemos uma medição do tempo ou do clima ? justifique sua resposta 

valeu gurizada qualquer dúvida só chamar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário