domingo, 5 de julho de 2020

3° Ano - O contexto do Mundo Multipolar e as áreas de influência

Salve Gurizada, como você estão ai, todos bem pós ciclone foi complicado né ciclone bomba eu pensei que  ele tinha se formado na minha academia kkkkkk



Pois bem agora nós vamos ver o que ocorreu no mundo pós os grandes conflitos mundiais que levou a criação de um modelo de multipolar ou seja com vários países com poder de decisão tanto politica como militar e sócio econômica por isso que se fala em Nova Ordem Mundial, o que acorda aquele teu tiozão do zap que acha que é tudo conspiração 



A expressão Nova Ordem Mundial, usada pela primeira vez, pelo então presidente norte-americano Ronald Reagan, no fim da década de 1980, quando fez citação ao processo de queda da União Soviética e à reorganização geopolítica das potências mundiais, é definida da seguinte forma: “um conceito social, econômico e político que faz referência ao contexto histórico do período Pós Guerra Fria” (guerra sem armas).

Mais recentemente, o então presidente George Bush, por sua vez, chamou a Nova Ordem Mundial de multipolar, em função dos novos polos econômicos, destacando-se, dentre eles, Japão, China, Rússia e União Europeia. Com o surgimento da Nova Ordem Mundial, a rivalidade entre os sistemas econômicos opostos, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundos e a ordem bipolar, EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo), tiveram fim.

Tá vamos voltar um pouco no tempo, para entender esse processo 
Harley você falou em voltar no tempo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
(série do caralho mano deu medo de ter pego minha tia em algum momento ) 




RESUMÃO DA NOVELA       (AI TU LÊ NÉ .... MAS NÃO É  DA NOVA ORDEM MUNDIAL)

• Extinção da bipolarização – não existe mais a disputa entre os EUA, representando o capitalismo e a URSS, o socialismo. A queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, ocorrida em 1990, foram os fatos marcantes dessa passagem.

• Multipolarização – vários centros de poder, dentre os quais se destacam três grandes potências mundiais de grande poderio econômico e tecnológico: Estados Unidos da América, Japão e Alemanha, esta última integrante da União Europeia.

• No mundo multipolar do Pós Guerra Fria o poder é medido pela capacidade econômica, ou seja, disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão de obra, nível de produtividade e índices de competitividade.

• Tendência de globalização, sob os mais diversos aspectos, fortalecendo cada vez mais os blocos econômicos supranacionais.

• Expansão de mercados, visando maiores lucros, que movem os capitais produtivos e especulativos.

• A invasão não é mais armada, feita com tropas, e sim de mercadorias, capitais, serviços, informações, pessoas etc. As novas armas são a agilidade e a eficiência das comunicações, da informática etc. (Tipo cinema por exemplo)

• A invasão de agora é, na maioria das vezes, instantânea, online, via rede mundial de computadores, interligando as bolsas de valores ou de capitais especuladores de curto prazo, com grande velocidade, em busca de mercados mais rentáveis.

• A Nova Ordem Mundial reduziu drasticamente (ou acabou) o perigo de uma III Guerra Mundial, mas não conseguiu reduzir as desigualdades sociais e regionais, sentimentos xenófobos, desemprego, agressão ao meio ambiente, conflitos religiosos e étnicos.


Tá mas saca só pensar em uma Nova Ordem Mundial não quer dizer que o mundo vai viver em paz numa boa pelo contrário os abismos sociais só ampliaram o que vemos são novos arranjos geopolíticos e coo você já deve ter percebido o sistema do capitalismo leva a exploração de maneira geral 

opa .......



Então gurizada, essa semana não temos tarefinha pois o assunto esta começando, mas leio o texto ouça o podcast e qualquer dúvida só chamar meus queridos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário