segunda-feira, 1 de junho de 2020

( 1° Ano ) Geologia parte 03 - eras geológicas


Salve estudantes do Primeiro Ano,  tudo certo por ai , espero que sim, logo voltaremos para satanizar vocês, enquanto isso segue a parte final do nosso especial de eras geológicas, vamos aprofundar o Éon Fanerozóico, depois do estudo dela na próxima semana iremos realizar as atividades , então eleve seu cosmo e vamos lá:

O Éon Fanerozóico se divide em três grandes Eras: a Era Paleozóica (=vida antiga), de 542 a 251 milhões de anos atrás; a Era Mesozóica (=vida intermediária), de 251 a 65 milhões de anos atrás; e a Era Cenozóica (=vida recente), de 65 milhões de anos atrás até o presente.

 A transição entre estas três grandes eras são marcadas por catástrofes geológicas que tiveram como consequência as principais extinções em massa que ocorreram no globo, exterminando principalmente os grupos dominantes dessas eras geológicas.



Estas grandes Eras são subdivididas em Períodos, os  períodos são subdivididos em Épocas, aquela divisão que a gente estudou na aula passada se não lembra não continue a ler o texto e volta para o texto anterior, de boa eu espero ......

A Era Paleozóica (=vida antiga), de 542 a 251 milhões de anos atrás, se subdivide nos períodos Cambriano, Ordoviciano,  Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.

Características da Era Paleozoica _ só algumas porque tem coisa pra carvalho: 

Durou de 542 milhões a 241 milhões de anos atrás
Os continentes estão agrupados em uma massa única: Pangeia
Surgimento de animais com partes minerais: conchas e carapaças
Extinção em massa da vida na Terra a 248,2 milhões de anos ( A terra queria se livra da gente vai vendo...)
Aparecimento de animais com exoesqueleto
Aparecimento dos peixes com mandíbulas e pares de nadadeiras
Surgimento de líquens e briófitas
Formação das grandes geleiras
Aparecimento de insetos com asas (também chamado de demônio) 
Surgimento de insetos como vespas, piolhos, besouros, cigarras e mariposas no Devoniano , por isso que ela chama Devorah... (essa pra quem joga MK 10)



Período Cambriano

O Período Cambriano ocorreu entre 545 e 495 milhões de anos atrás. Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos. Os continentes estavam unidos da forma que a imagem ai embaixo

Período Ordoviciano

A fauna invertebrada e os peixes primitivos, sem mandíbulas, são característicos do período Ordoviciano. Esse período geológico durou entre 495 e 443 milhões de anos atrás e foi marcado, ainda, pelo surgimento de líquens e briófitas.Durante o Período Ordoviciano ocorre a maior extinção em assa da Era Paleozoica, por conta da formação das grandes geleiras.

Período Siluriano

O Período Siluriano ocorreu entre 443 e 417 milhões de anos atrás. É nesse período que aparecem os peixes com mandíbulas, peixes de água doce, aranhas e centopeias. Começam aparecer as plantas terrestres.

Período Devoniano

O Período Devoniano ou Devônico, também é chamado de "Período dos Peixes" e ocorreu entre 416 milhões e 359,2 milhões de anos atrás.Nesse período, ocorre o refinamento da vida na Terra, quando aparecem as plantas vasculares, animais artrópodes e os primeiros tetrápodes que habitam em águas rasas.

Período Carbonífero

As grandes florestas aparecem no Período Carbonífero, que durou entre 345 e 290 milhões de anos atrás.A denominação carbonífero foi atribuída porque é nesse período que surgem as vastas camadas de carvão n norte da Europa, Ásia e América do Norte.

A Era Mesozóica (=vida intermediária), de 251 a 65 milhões de anos atrás, se subdivide nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Esta Era é marcada pela separação do Pangea, e especialmente, pelo aparecimento, domínio e extinção dos dinossauros,  dos mamíferos e insetos .

 O final da Era Mesozóica e transição para a Era Cenozóica são marcados pela 2ª maior extinção da história da Terra e a mais conhecida, a extinção do K-T (Cretáceo-Terciário – o antigo período da Era Cenozóica), com a extinção dos dinossauros, entre outros grandes grupos continentais e marinhos.

 A causa mais aceita para essa extinção, é que a queda de um asteroide tenha desencadeado uma reação em cadeia a partir da sua colisão, como o efeito estufa, ativação de vulcões, e consequente acidificação das águas da chuva e dos oceanos. ( Harley explica isso no podcast)



A Era Cenozóica (=vida recente), de 65 milhões de anos atrás até o presente, se subdivide nos períodos Paleogeno, Neogeno (antigo período Terciário) e Quaternário. Esta Era é marcada pelo domínio e diversificação dos mamíferos, e principalmente, pelo aparecimento do homem 

Os continentes já apresentavam a configuração de hoje, assim como a biodiversidade chegou à complexidade atual.

Bora pra atividades meus jovens :) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário