quarta-feira, 20 de maio de 2020

(9° Ano ) Estudos de globalização parte 02 os aspectos culturais e sociais

Salve gurizada do Nono ano tudo certo com, vocês, muito em breve estamos voltando, mas agora nosso objetivo é continuar os estudos da Globalização, no episódio anterior analisamos as características da globalização e suas origens , hoje vamos pensar um pouco mais nas suas influências no campos, econômicos, sociais e culturais.



Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.

A atual pandemia do Covid -19 nós mostra isso, por mais que se acredite que o vírus tenha surgido na China ele se espalhou para o mundo de uma maneira muito rápida o que só foi possível com o avanço dos meios de transporte, vale lembrar que acusar a China não faz menor sentido pois as condições de higiene lá são precárias , mas o Brasil por exemplo não fica muito atrás nesse aspecto, traduzindo não seja um idiota.


Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.



Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.

Esse processo é chamado também de aculturamento, pois boa parte da cultura local acaba sendo absorvida por uma cultura de origem de um país desenvolvido por exemplo, isso é extremamente prejudicial, claro eles tem mais recursos, por isso que por exemplo a vitória de parasita esse ano no Oscar foi tão importante, pois mostra que existe cinema fora do EUA, leia esse link: ai: https://www.b9.com.br/121232/o-que-torna-a-vitoria-de-parasita-no-oscar-um-marco-para-hollywood/

Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.

É até engraçado temos uma grande conhecimentos e gastamos muito tempo vendo memes de gatinhos .....


A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características. Sua manifestação não pode ser considerada linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região onde ela se estabelece, ganhando novos contornos e características. Podemos dizer, assim, que o mundo vive uma ampla e caótica inter-relação entre o local e o global.

Vamos agora pra atividades borá sem cansar....


Nenhum comentário:

Postar um comentário