Salve gurizada do 9° Ano adivinha quem voltou..... eu pow óbvio, continuo o mesmo ..... só que agora de cabelo branco to mais vaidoso, vai idoso trabalhar kkkkkk
O cenário do fim da segunda guerra mundial deixou marcas fortes na Europa, tanto com baixas humanas como na economia, pensando no seu fortalecimento a longo prazo , três países formaram um bloco conhecido como BENELUX (Bélgica, Luxemburgo e Países baixos), depois esse bloco foi anexando mais países dando origem ao CECA (Comunidade Europeia do carvão e aço) que evoluiu para Comunidade econômica europeia CEE.
O Tratado de Maastricht instituiu a União Europeia com o nome atual em 1993, om a formação de um mercado comum como objetivos principais se destacam: assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, legislar assuntos comuns na justiça e manter políticas comuns de comércio, agricultura, pesca e desenvolvimento regional. A partir dai o crescimento foi constante com o aumento da influência econômica , o que levou a criação Do Euro.
Em 1 de maio de 2004 deu-se o maior alargamento de sempre da União Europeia, com a entrada de dez novos estados-membros (Estónia, Letónia, Lituânia, Polônia, Republica Tcheca , Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Malta e Chipre).
Porém alguns pontos em relação a União Européia são motivos de inquietações como o fato dela interagir, apenas 27 países dos 48, e a mais recente saída do Reino Unido do bloco.
A União Europeia é composta por: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia e Suécia.
Para fazer parte do bloco o país tem que obedecer alguns critérios como : Democracia estável, respeito aos direitos humanos e uma economia de mercado que tenha estabilidade
Países da União Europeia
A União Europeia estabeleceu um mercado único em todo o território de todos os seus membros. Uma união monetária, a zona euro, usando uma moeda única é composta por 18 Estados-membros. O bloco é o maior exportador e importador de bens e serviços, além de ser o maior parceiro comercial de vários grandes países como a China, Índia e Estados Unidos.
Das 500 maiores empresas do mundo classificadas pela sua receita (Fortune Global 500 em 2010), 161 têm a sua sede na UE. Em maio de 2007 o desemprego na UE era de 7%, enquanto que o investimento era de 21,4% do PIB, a inflação em 2,2%
A criação de uma moeda única europeia tornou-se um objetivo oficial da U.E , em 1993, que os Estados-membros foram legalmente obrigados a iniciar a união monetária, o mais tardar a 1 de janeiro de 1999. Nesta data, o euro foi devidamente lançado por onze dos então quinze Estados-membros da UE. Manteve-se uma moeda contábil até 1 de janeiro de 2002, quando as notas e moedas de euro foram emitidas e começou a eliminação progressiva das moedas nacionais na zona do euro, que até então consistia em 12 Estados-membros.
Brexit é o processo de saída do Reino Unido da União Europeia iniciado em 2017 e com previsão para terminar em 2020.Em 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou a UE, tornando-se o primeiro país a fazê-lo.
Após esta data, haverá um período de onze meses para que vários tratados e acordo sejam negociados entre o Reino Unido e a União Europeia.
A palavra Brexit vem da junção das palavras inglesas “Britain” (Bretanha) e “Exit” (saída).Com o Brexit, o Reino Unido deixa de fazer parte da União Europeia
A expressão é usada para caracterizar o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia iniciado com o referendo de 23 de junho de 2016. Nesta data, os britânicos escolheram deixar o bloco econômico e político europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário