segunda-feira, 21 de setembro de 2020

(3° Ano ) Geopolítica Da Ásia parte 03 a Geopolítica das Coreias ( e assista Parasita mano, baita filme jhou )


Salve gurizada do terceiro ano, como vocês estão meus jovens? 
Chegamos agora na terceira e última parte dos  estudos do continente Asiatico e vamos falar de uma treta que mexe bastante com a geopolítica mundial  esse ai  oh


 tá eu nem sabia quem são esses  porra ai, na verdade  o foco é o conflito entre a Coréia do Norte e Coréia do Sul, e como esse conflito não tem menor previsão de acabar


A divisão da Coreia entre sul e norte é, de longe, o legado de maior expressão da Guerra Fria e da Ordem Mundial Bipolar. Marcadas pelas influências diretas de União Soviética e Estados Unidos, Coreia do Norte e Coreia do Sul mantinham relações diplomáticas muito pequenas e que, com as recentes decisões e posicionamentos do Norte, tornaram-se nulas.

Ahhhhhhh se não lembra desse assunto leia aqui no blog o texto da guerra fria 

Mesmo com o fim da guerra fria  as diferenças sócio economicas ficaram muito demarcadas, lembrando que tínhamos a Coréia do Norte (socialista) e a Coréia do Sul (capitalista) Existem especulações de que a postura ofensiva da Coreia do Norte seria um “blefe”, uma manobra ousada para fazer com que o bloqueio econômico e as sanções internacionais impostas sobre o país diminuíssem ou acabassem.

Guerra das Coréias (1950 -1953) 


 quando as tropas norte-coreanas atacaram o sul de surpresa, invadindo e ocupando a capital Seul. Os sul-coreanos responderam ao ataque com tropas enviadas pelo general Douglas McArthur, batalha na qual conseguiram a vitória e a desocupação do território invadido.

Com a ofensiva sul-coreana, a China interviu no combate, ajudando diretamente a Coreia do Norte. Em 27 de julho de 1953, foi assinado um armistício na cidade de Panmujon, divisa entre os dois países, em que foi acordado o cessar-fogo e o fim de uma guerra que deixou muitos mortos e nenhum vencedor. 




No dia 11 de Março de 2013, o governo da Coreia do Norte, representado pela figura do ditador Kim Jong-Um, afirmou não reconhecer o armistício de Panmujon, que foi responsável por estabelecer o fim da Guerra das Coreias. A justificativa de Kim Jong-Um era a de que o país não poderia considerar o cessar-fogo por conta de exercícios militares realizados em conjunto entre as tropas sul-coreanas e as dos Estados Unidos.

Ou seja o kim tá doido pra fazer mer.... né 


A Coreia do Sul respondeu alegando que o tratado não poderia ser quebrado, pois, de acordo com o documento assinado pelas duas partes, o fim do cessar-fogo só poderia ocorrer em acordo de ambas as partes.

Então jhou , uma guerra agora seria muito inviável devido o fato das questões econômicas, uma guerra é cara e fora isso  a gente já sabe que um ataque da Coréia do norte ao sul ou vice versa levaria a ações como do EUA e Rússia por isso que ela  é no momento ( repare bem no momento) inviável. 

Agora amiguinhos é hora de a gente analisar um pouco mais da Coréia do Norte no arquivo Confidencial ....ohhh loco bicho

Eles não são comunistas 
Ao contrário do que muitos jornais, alguns analistas e, até mesmo, cientistas políticos afirmam, na Coreia do Norte não há comunismo, mas um regime ditatorial de economia planificada, ou seja, com plena intervenção e controle da economia pelo Estado através de um elevado número de estatais. Além disso, há no país a formação de elites que controlam e ditam os rumos políticos e econômicos, muito longe dos ideais marxistas para o socialismo e o comunismo.

É possível um ataque atômico da Coreia do Norte aos Estados Unidos

Não, pois os norte-coreanos não dispõem de tecnologia suficiente para isso, pois os mísseis de maior alcance chegariam, no máximo, ao Alasca, região pouco habitada dos EUA. Além disso, tais mísseis seriam facilmente identificados e abatidos em espaço aéreo.

Pedra, papel tesoula né 




Os dois países apresentam grandes diferenças socioeconômicas, uma vez que as políticas econômicas adotadas, refletem no desenvolvimento de cada um. Atualmente, a Coreia do Norte necessita de auxilio humanitário de outros países, o setor industrial está em declínio e a agricultura é a principal atividade econômica desenvolvida no país. A Coreia do Sul por sua vez, apresenta grande desenvolvimento econômico, fruto da política democrática estabelecida no fim da década de 1980, investindo maciçamente no sistema educacional, promovendo a industrialização nacional e integrando-se ao quadro dos países chamados de Tigres Asiáticos. Então é isso meus jovens jedias vamos para as atividades e  lembre - se 


Nenhum comentário:

Postar um comentário