Salve estudantes do Primeiro Ano, vamos conferir agora uma revisão geral do método cientifico, ele será importante na nossa disciplina pois nossas pesquisas devem seguir essa metodologia, qualquer dúvida é só chamar, valeu:
Passo a passo do método cientifico _ antes de mais nada é importante ter claro esses três pontos:
1° Ruptura: Nós temos uma “bagagem” teórica que algumas vezes podem ser consideradas armadilhas. Isso porque uma grande parde de nossas ideias se inspira em aparências ou partidarismo. Algumas vezes elas chegam a ser ilusórias e preconceituosas. Nesse contexto, é muito perigoso construir uma pesquisa científica.
Temos que romper com as ideias preconcebidas e com as falsas evidências. Só assim podemos construir uma pesquisa com base sólida.
2° Construção: A teoria é um ponto fundamental para a construção de propostas e planos de pesquisa científica sólidos. A definição dos passos a serem executados e previsão dos resultados esperados também dependem da teoria. Sem essa construção não teremos propostas válidas.
3° Constatação: Uma proposta de pesquisa é considerada científica quando pode ser avaliada por informações da realidade concreta. Essa constatação também pode ser chamada de experimentação.
Em tempos de fake news a validade de uma informação é de vital importância para o desenvolvimento correto de uma pesquisa:
Etapa 1: A questão inicial
O pesquisador formula uma questão que o ajude a conhecer e compreender melhor determinado fenômeno estudado. Essa questão inicial deve ser clara, realista e verdadeira. Também deve abordar o que já existe e fundamentar as descobertas e transformações de um novo estudo.
Etapa 2: A exploração
A exploração do tema pode ser feita por meio de duas maneiras a leitura e a coleta de dados exploratória
A leitura. Escola fontes seguras como conferências importantes na área, assim como revistas relevantes. Procure textos que apresentem além dos dados uma análise e interpretação dos resultados. Escolha documentos que seguiram algum método científico na sua construção.
A Coleta de informações exploratórias: pode ser feita por meio de entrevistas, observações e análise de documentos. São complementares a fase de leitura e mostram aspectos que a leitura e a experiência do pesquisador não puderam evidenciar.
Etapa 3: A problemática
A questão inicial coloca em questão um problema que pode ser considerada uma forma de interrogar o objeto de estudo. A problemática pode ser abordada em dois momentos:
Um levantamento das problemáticas possíveis é realizada evidenciando suas características e as comparando.
Escolhemos e explicitamos nossa problemática com conhecimento de causa.
Dicas: Quais as perspectivas/facetas do problema reveladas pelas leituras e coleta de dados exploratórias? Identifique-as e compare-as. Sua problemática já foi explorada? se sim, quais os problemas conceituais e metodológicos encontrados em pesquisas científicas anteriores? Quais os conceitos e ideias chave da sua problemática?
Etapa 4: A Construção do Modelo de Análise
Nessa etapa são criadas as hipóteses ou questões do estudo, que surgiram a partir da definição da problemática. Possíveis respostas também são elaboradas nessa etapa.
Etapa 5: A Coleta de Dados
Essa etapa compreende a coleta de informações para que sejam confrontadas com o modelo de análise. Nessa etapa três perguntas devem ser respondidas:
(i) O que coletar?
você deve coletar os dados úteis para o teste de hipótese;
(ii) Com quem coletar?
O pesquisador deve recortar o campo das análises empíricas considerando um espaço geográfico e social, assim como uma janela temporal. Feito isso, o pesquisador pode optar por estudar a população através da análise qualitativa ou quantitativa.
(iii) Como coletar? Faz-se um instrumento de coleta de dados como questionários, roteiro de entrevistas ou observações. Esse instrumento é testado antes da utilização, com o objetivo de identificar problemas na coleta.
Etapa 6: A Análise das Informações
Nessa etapa as informações coletadas e os resultados são observados para entender se correspondem aos resultados esperados pelas hipóteses ou questões de pesquisa. Normalmente a coleta de dados traz novos elementos ou outras relações não cogitadas inicialmente.
Etapa 7: As Conclusões
De acordo com Quivy & Campenhoudt (1995, p. 247-53) podemos dividir essa etapa em três partes:
Apresentar as questões de pesquisa e as hipóteses. Apresentar como foi feita a coleta de dados e o método utilizado. Comparar e comentar os resultados esperados pela hipótese com os resultados obtidos.
Mostrar o que o estudo descobriu sobre o objeto de estudo e o que pode ser descoberto a partir dos seus resultados.
Mostrar o que você descobriu sobre a problemática, como fez o teste de hipótese e como fez e analisou os dados.
Se possível mostrar como o seu trabalho tem relação com a prática, em caso de estudos mais técnicos. Vale ressaltar que nem sempre é possível fazer essa relação entre pesquisa e ação.
Dica: quanto mais o pesquisador se distanciar das ideais preconcebidas do conhecimento e se preocupar com a problemática do estudo, mais chance terá de encontrar resultados relevantes.
recado da Samara: é bem importante conhecer esse passo a passo pois a partir dele quando nossas aulas voltarem vamos estar, criando o nosso projeto de pesquisa.
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