terça-feira, 14 de abril de 2020

Projeto Integração cientifica - Aula 01 As etapas do método Cientifico


Salve estudantes do Primeiro Ano, vamos conferir agora uma revisão geral do método cientifico, ele será importante na nossa disciplina pois nossas pesquisas devem seguir essa metodologia,  qualquer dúvida é só chamar, valeu:


Passo a passo do método cientifico _ antes de mais nada é importante ter claro esses três pontos:

1° Ruptura:  Nós temos uma “bagagem” teórica que algumas vezes podem ser consideradas armadilhas. Isso porque uma grande parde de nossas ideias se inspira em aparências ou partidarismo. Algumas vezes elas chegam a ser ilusórias e preconceituosas. Nesse contexto, é muito perigoso construir uma pesquisa científica.

 Temos que romper com as ideias preconcebidas e com as falsas evidências. Só assim podemos construir uma pesquisa com base sólida.

2° Construção:  A teoria é um ponto fundamental para a construção de propostas e planos de pesquisa científica sólidos. A definição dos passos a serem executados e previsão dos resultados esperados também dependem da teoria. Sem essa construção não teremos propostas válidas.

3° Constatação: Uma proposta de pesquisa é considerada científica quando pode ser avaliada por informações da realidade concreta. Essa constatação também pode ser chamada de experimentação.

Em tempos de fake news a validade de uma informação é de vital importância para o desenvolvimento correto de uma pesquisa:



Etapa 1: A questão inicial

O pesquisador formula uma questão que o ajude a conhecer e compreender melhor determinado fenômeno estudado. Essa questão inicial deve ser clara, realista e verdadeira. Também deve abordar o que já existe e fundamentar as descobertas e transformações de um novo estudo.

Etapa 2: A exploração

A exploração do tema pode ser feita por meio de duas maneiras a leitura e a coleta de dados exploratória
A leitura. Escola fontes seguras como conferências importantes na área, assim como revistas relevantes. Procure textos que apresentem além dos dados uma análise e interpretação dos resultados. Escolha documentos que seguiram algum método científico na sua construção.

A Coleta de informações exploratórias: pode ser feita por meio de entrevistas, observações e análise de documentos. São complementares a fase de leitura e mostram aspectos que a leitura e a experiência do pesquisador não puderam evidenciar.

Etapa 3: A problemática

A questão inicial coloca em questão um problema que pode ser considerada uma forma de interrogar o objeto de estudo. A problemática pode ser abordada em dois momentos:

Um levantamento das problemáticas possíveis é realizada evidenciando suas características e as comparando.
Escolhemos e explicitamos nossa problemática com conhecimento de causa.

Dicas: Quais as perspectivas/facetas do problema reveladas pelas leituras e coleta de dados exploratórias? Identifique-as e compare-as. Sua problemática já foi explorada? se sim, quais os problemas conceituais e metodológicos encontrados em pesquisas científicas anteriores? Quais os conceitos e ideias chave da sua problemática?

Etapa 4: A Construção do Modelo de Análise

Nessa etapa são criadas as hipóteses ou questões do estudo, que surgiram a partir da definição da problemática. Possíveis respostas também são elaboradas nessa etapa.


Etapa 5: A Coleta de Dados

Essa etapa compreende a coleta de informações para que sejam confrontadas com o modelo de análise. Nessa etapa três perguntas devem ser respondidas:
(i) O que coletar?
 você deve coletar os dados úteis para o teste de hipótese;
(ii) Com quem coletar?
O pesquisador deve recortar o campo das análises empíricas considerando um espaço geográfico e social, assim como uma janela temporal. Feito isso, o pesquisador pode optar por estudar a população através da análise qualitativa ou quantitativa.
(iii) Como coletar? Faz-se um instrumento de coleta de dados como questionários, roteiro de entrevistas ou observações. Esse instrumento é testado antes da utilização, com o objetivo de identificar problemas na coleta.

Etapa 6: A Análise das Informações

Nessa etapa as informações coletadas e os resultados são observados para entender se correspondem aos resultados esperados pelas hipóteses ou questões de pesquisa. Normalmente a coleta de dados traz novos elementos ou outras relações não cogitadas inicialmente.

Etapa 7: As Conclusões

De acordo com Quivy & Campenhoudt (1995, p. 247-53) podemos dividir essa etapa em três partes:

Apresentar as questões de pesquisa e as hipóteses. Apresentar como foi feita a coleta de dados e o método utilizado. Comparar e comentar os resultados esperados pela hipótese com os resultados obtidos.
Mostrar o que o estudo descobriu sobre o objeto de estudo e o que pode ser descoberto a partir dos seus resultados.
Mostrar o que você descobriu sobre a problemática, como fez o teste de hipótese e como fez e analisou os dados.
Se possível mostrar como o seu trabalho tem relação com a prática, em caso de estudos mais técnicos. Vale ressaltar que nem sempre é possível fazer essa relação entre pesquisa e ação.

Dica: quanto mais o pesquisador se distanciar das ideais preconcebidas do conhecimento e se preocupar com a problemática do estudo, mais chance terá de encontrar resultados relevantes.


recado da Samara: é bem importante conhecer esse passo a passo pois a partir dele quando nossas aulas voltarem vamos estar, criando o nosso projeto de pesquisa.

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